O que é a Internação involuntária para Dependentes Químicos?
Internação Involuntária é a que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido de terceiros. Geralmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente, mas é possível que o pedido venha de outras fontes. O pedido tem que ser feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.
Clique no menu interativo abaixo e saiba tudo sobre internação involuntária para alcoólatras e usuários de drogas.
1. Internação Involuntária para alcoólatras e usuários de drogas em Clínicas de Recuperação
A internação involuntária é sempre solicitada pela família do paciente (dependente químico ou alcoólatra).
Portanto nesse caso, a pessoa dependente quimico não está em condições de tomar uma decisão sã, não reconhece sua necessidade de tratamento e já perdeu o controle. Sua vida e de seus familiares correm risco.
O pedido de internação involuntária para o dependente quimico poderá ser feito diretamente com uma clínica de reabilitação particular ou no caso de a família não possuir recursos deverá procurar uma unidade do CAPS .
No caso de clinica de recuperação para dependente quimico particular, o responsável da família que solicitar a intervenção para internação deverá assinar uma autorização.
É fundamental esse familiar ter ligação consanguínea do dependente de álcool ou drogas como por exemplo:
Pai, mãe, filho, filha, avós, ou então mesmo responsáveis legais, por exemplo: pais adotivos ou tutor como
Uma vez realizado o pedido de internação involuntária à clínica de recuperação e reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, o dependente químico ou o alcoólatra será examinado por um médico que emitirá um laudo.
2. Como deverá ser o laudo para internação involuntária em uma clínica de recuperação?
Nesse laudo constará se existe a necessidade da internação involuntária em uma clínica de recuperação e reabilitação.
Já no caso da internação compulsória, a ordem de internação é expedida por um juiz.
Na internação compulsória o Juiz só decidirá por uma internação em clinica de recuperação para dependentes químicos ou alcoólatras, se houver laudo, por encaminhamento.
3. Internação Involuntária - Um ato de extremo Amor aos dependentes químicos e alcoólicos
Infelizmente o consumo de drogas pesadas e álcool aumentou consideravelmente nos últimos anos. Pais, filhos, maridos e esposas sendo consumidos pela droga, de forma a ficarem tão imersos em seu prazer momentâneo causado pelas substâncias psicoativas que perdem o rumo e a família acaba nem reconhecendo mais.
As histórias de cada uma dessas vidas nos comove e nos preocupa, por isso temos como meta fazer a diferença na vida desses familiares que querem salvar seus entes queridos.
Temos um trabalho e levamos a sério, pois sabemos que a internação involuntária é um ato de extremo amor, e seus familiares estão lutando para recuperar e salvar a vida de seus amados.
Possuímos clinicas por todo o Brasil, alguns lugares como em São Paulo capital e interior, Minas Gerais, Belo Horizonte, Goias, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, etc, com profissionais capacitados e equipe que se unirá a sua família para juntos dar o suporte que o familiar adicto precisa.
Clínicas para dependentes quimicos em SP
Sabendo do descontrole do adicto ( usuários de droga) a internação involuntária em uma clínica de reabilitação e recuperação ou a internação compulsória são as melhores opções que existem para ajudar o indivíduo dependente químico a reintegrar-se à sociedade e sua família novamente.
Antes que algo mais grave aconteça, recomendamos aos familiares procurar ajuda, e no caso de descontrole do adicto usuário de droga (crack, maconha, heroína, álcool, md, bala e outros) intervir solicitando sua internação, sendo ela particular ou gratuita, o que importa é ajuda-lo nesse momento.
4. Internação Involuntária gratuita
É fato que a internação involuntária gratuita é difícil pois depende de existir vaga disponível, o que nem sempre acontece.
O governo não oferece Internação Involuntária Gratuíta, Apenas Compulsória onde envolve entrar na Justiça. Saiba mais sobre Internação Compulsória
Muitas famílias se unem para juntas conseguir pagar por um tratamento de qualidade para seu familiar dependente químico. Sabemos disso e por isso possuímos opções de baixo custo a partir de R$ 800,00 em clinicas de reabilitação femininas ou masculinas de qualidade.
A internação forçada, seja ela compulsória e involuntária está previstas em Lei, veja mais nesse Post: Internação Forçada
5. Internação Involuntária – Qual o momento certo de agir?
Tanto a dependência química quanto o alcoolismo possui a força para destruir com uma pessoa. Não importa se a pessoa é boa ou má, a droga o domina e junto afeta todo seu núcleo familiar.
Essa doença atinge milhares de pessoas ao longo de todo o Brasil. A doença não tem estatus social, não importa se é da zona sul, zona norte, zona leste ou zona oeste, não importa se é rico ou pobre. O Adicto incia geralmente na brincadeira e acaba completamente dominado pela necessidade de se drogar cada vez mais, enquanto todo seu mundo vai desabando.
As consequências do uso de droga de forma descontrolada, sendo ela crack, heroina, maconha, extase, md ou alcool, desencadeia o descontrole e o dependente quimico pode perder seu emprego, seus relacionamentos com amigos, pais, maridos, namoradas são afetados também,.
O respeito e dignidade deixam de existir, e em muitos casos o usuário passa a roubar até mesmo de seus entes queridos para sustentar o vício. Alguns casos mais graves desencadeiam comorbidades irreversíveis que chegam a levar o usuário de droga ou álcool ao manicômio.
Sempre alertamos as famílias o quanto elas são importantes nesse processo, pois o dependente quando precisa de intervenção forçada é porque já não possui capacidade de identificar o nível se sua dependência e somente a família do dependente quimico será capaz de procurar por ajuda para o tratamento.
Lembre-se essa é uma doença incurável, progressiva e fatal. Não é uma questão de falta de carater!
Não podemos ser reféns do preconceito e nos acomodarmos as consequências, pois quando a situação está fora de controle o usuário de droga está em risco, sua saúde está em risco, sua vida está em risco e sua família também! As vezes nos deparamos com histórias de famílias que demoram muito a agir, principalmente por estarem dando uma chance ao adicto (que sempre promete que vai parar, porém não tem mais controle sobre suas ações) e acabam vindo a óbito devido sua dependência de álcool ou drogas.
6. Então qual é o melhor momento para internar um dependente químico/alcoólatra?
Se você sabe que seu familiar já perdeu o controle de sua vida e precisa de ajuda, entre em contato com o CENTRO CONFIAR.
Estamos disponíveis 24 horas para tirar todas as suas dúvidas, e te ajudar a encontrar um clínica de reabilitação e recuperação especializada (alcoolatra e dependente químico).
Não somos médicos mas podemos te orientar nesse momento com base em nossa experiência no assunto.
Possuímos diversas opções de clínicas de dependência química e de clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, por todo o Brasil- Grande São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goias, SC, RS, além de equipes parceiras especializadas na remoção dos pacientes dependentes químicos.
7. Quais os sinais de alerta para solicitar a Internação Involuntária
Se a família tem uma suspeita que o individuo está caindo nas drogas deverão se atentar, ficar alertas:
- Como está sua saúde mental?
- Como está a rotina diária do indivíduo? Caso esteja mais grave, e você está preocupado (a) repare:
- Se for um estudante, como está na faculdade ou escola? Houve mudança no seu nível de atenção ou comprometimento de antes do uso abusivo de drogas ou álcool?
- Existe dificuldade em se manter no emprego?
- Acontecem surtos de agressividade, momentos de ausência ou até mesmo paranóia como por exemplo mania de perseguição?Essa situação é bem comum no dia a dia e afetam o relacionamento do indivíduo com seus familiares.
- Basicamente o adicto usuário de droga ou álcool baseia sua rotina em participar de atividades que facilitem o acesso às drogas e ao álcool, ou seja só participa dos eventos se tiver drogas ou álcool. Do mesmo modo o usuário evita compromissos que não seja possível o uso do químico (drogas e álcool) e passa a se isolar.
- Tudo justifica o uso abusivo da droga e do álcool.
- A rotina do dia a dia do adicto já não dedica do mesmo nível de atenção. Seu raciocínio passa a ser afetado e tarefas comuns passam a ser um problema.
- Muitos deixam de ser assíduos em sua higiene, sendo assim param de tomar banho ou cuidar de sua aparência.
8. Vencendo preconceitos e medos sobre a Internação involuntária
Caso você esteja identificando um ou mais sinais acima citados, provavelmente o nível de dependência química já se encontra na necessidade de procurar ajuda de um profissional especializado como por exemplo um psicólogo ou um psiquiatra ou então de uma clínica de reabilitação e recuperação para dependentes quimicos e alcoólatras para iniciar o quanto antes seu tratamento.
Saiba que é muito baixa a chance de o adicto conseguir resolver sozinho o seu problema, já que pudemos ver que os sinais demonstrados por ele é que já perdeu o controle sobre sua vida.
A resistência de mães, pais e avós, principalmente, muitas vezes atrapalha a iniciativa da internação e o indivíduo acaba piorando cada vez mais, correndo o risco de ser irreversível algumas comorbidades que ele possa vir a desenvolver em decorrência do uso de droga e álcool.
Internação em clínica de reabilitação SP para tratamento álcool, medicações e drogas - Involuntária
A família que se vê esperançosa e positiva quanto à recuperação de seu ente querido, busca profissionais que possam ajudar em cada uma das etapas necessárias para que o dependente químico ou alcoolista venha a vencer o seu vício.
Sempre atentos para o fato que em casos graves, onde o paciente não entende a necessidade de tratamento mesmo tendo perdido o controle sobre sua vida, a família deve auxilia-lo a buscar um tratamento.
A internação involuntária em clínica de reabilitação ou a internação compulsória em clinica de reabilitação são os tipos de internação recomendadas, já que podem ser a única solução viável para tirar o dependente químico do risco.
Esse tipo de internação é previsto por lei, exatamente pela lei entender que o dependente químico está tão alterado quimicamente que não tem capacidade para cuidar de si, ou seja, essa se torna uma excelente opção para recuperar as capacidades mentais do adicto e preservar a sua vida.
Clínicas de recuperação para o cuidado de dependentes químicos e alcoólatras.
Ambas instalações das clinicas de reabilitação, seja ela em SP, RJ, MG, GO, RS, SC ou qualquer outro estado, são equipadas de forma a proporcionar conforto, acolhimento e segurança aos seus pacientes dependentes químicos. Lá existe uma equipe de profissionais de áreas diversas como:
- Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem
- Psiquiatras Clínicos
- Psicologos e outros
Essa equipe tem uma função primordial e dispõe de técnicas para estabilizar a doença da dependência e do alcoolismo.
Essas técnicas demoram porém são muito eficazes mesmo em casos de grande gravidade de dependência do álcool e da dependência química.
Fica muito mais fácil tomar uma decisão como a internação involuntária quando você sabe que seu familiar está nas mãos de um time profissional e especializado que estão na clínica de reabilitação em São Paulo, ou ao redor do Brasil e no mundo.
As clínicas de reabilitação de dependência química se torna um poderoso aliado nessa luta.
Entendendo a internação involuntária em clínicas de recuperação para dependentes químicos
A Internação Involuntária em Clínicas de Recuperação para Dependentes Químicos é um tema muito importante e que deve ser discutido a fundo. É uma forma de ajudar aqueles que estão sofrendo com os efeitos da dependência química e que precisam de ajuda para se recuperar.
A internação involuntária é uma medida tomada pelas autoridades para forçar aqueles que estão sofrendo com a dependência química a se submeterem a tratamento de maneira urgente e apropriada. O objetivo principal da internação involuntária nessas clínicas é ajudar aqueles dependentes químicos a se recuperarem e a se livrarem dos efeitos danosos da dependência.
Durante o período de internação, o paciente recebe tratamento médico, psicológico e até mesmo de grupo. O objetivo é ajudar o paciente a compreender melhor sua dependência e a aprender as habilidades necessárias para recuperar a sua vida. Nesses centros de recuperação, os pacientes também recebem assistência médica para tratar qualquer condição médica que possam ter ao longo do processo.
Além disso, eles também recebem treinamento para ajudar a lidar com sua dependência, como aprendizado de estratégias de coping e técnicas de relaxamento. Essas estratégias podem ajudar o paciente a manter o controle de suas emoções e a evitar usar drogas. Durante o período de internação, o paciente também recebe tratamento psicológico para ajudar a compreender a sua dependência e aprender a lidar com ela de forma saudável.
O tratamento psicológico também pode ajudar o paciente a enfrentar as questões e sentimentos que possam estar relacionados à sua dependência. A internação involuntária em clínicas de recuperação é um dos melhores caminhos para aqueles que estão lutando contra a dependência química.
É importante lembrar que a internação involuntária é apenas um dos primeiros passos rumo à recuperação e que, após o término do tratamento, o paciente ainda precisa de apoio para manter seu nível de saúde mental e física. Assim, é importante que o paciente receba apoio de familiares, amigos e profissionais de saúde para ajudá–lo a recuperar sua vida.
Conclusão sobre a importância da internação involuntária para dependentes químicos
A internação involuntária para dependentes químicos é uma estratégia importante para o tratamento deste tipo de dependência. É um meio de proporcionar um ambiente seguro e controlado em que o dependente possa desenvolver o processo de recuperação e ter acesso a tratamento eficaz.
É também um meio de ajudar a prevenir que o dependente volte ao uso de substâncias e de reduzir os danos associados ao uso de drogas. Por fim, a internação involuntária pode ser um meio de evitar que o dependente cause danos a si mesmo ou aos outros.