A importância da Saúde Mental
Vamos falar de um assunto muito importante… Saúde Mental
SAÚDE MENTAL
Assim como a saúde do nosso corpo a saúde da mente também é extremamente relevante.
Os impactos que a saúde mental gera na vida da gente pode comprometer diferentes áreas como na área profissional, nos relacionamentos e até mesmo a relação com a gente mesmo.
A saúde mental às vezes é pouco compreendida por seu caráter invisível!
O que isso quer dizer?
Ela não é tão óbvia quanto algumas limitações físicas que a gente apresenta.
Portanto isso faz com que as pessoas criem expectativas um pouco irrealista sobre a forma como ela funciona e as formas de cuidar da saúde mental ou de lidar com esse sofrimento sendo assim, é natural que as pessoas questionem o real impacto, a dor que a pessoa está sentindo a própria pessoa às vezes questiona se isso não é uma fraqueza ou se ela é
Inadequada demais por estar sofrendo daquela forma, faz com que as pessoas esperem comportamentos que não são próprios daquele quadro.
O que não acontece quando a gente tem uma dificuldade física.
Quando a pessoa está com uma perna quebrada, dor no estômago ninguém espera que ela saia correndo o que ela coma normalmente, mas a saúde mental às vezes é difícil alinhar as expectativas alinha o reconhecimento daquilo como uma dor real e aquilo que está sendo visto. Está sendo visível aos olhos
Assim como a saúde do corpo a saúde mental envolve diferentes os aspectos.
Aspectos químicos do funcionamento cerebral, envolve às vezes associação com outras condições do corpo, porque está altamente relacionado. Então pode alterar o nosso sono nosso apetite, alterar a nossa motivação no dia a dia.
A gente tem também é fatores como hábitos, estilos de vida alguns padrões de comportamento, de pensamento, de visão de mundo que vai interferir na saúde mental
Assim como a gente tem vários fatores biológicos sociais e ambientais envolvidos na saúde do corpo na saúde da mente também é assim, algumas crenças sociais podem potencializar esses fatores e pode também dificultar que a pessoa busque tratamento.
Que tipo de crenças sociais?
Por exemplo a ideia de que a pessoa tem que produzir muito, produzir o tempo todo, ela não pode nunca estar triste. Os sentimentos ruins devem ser eliminados
Na verdade, o que a psicologia mostra é um caminho contrário! Lidar com as nossas emoções de forma a aceitar as emoções boas e ruins ajuda a regular esse processo emocional.
Hábitos que reconheça os nossos limites, que reconheça as necessidades daquele momento, também auxiliam no desenvolvimento desse bem-estar e nessa busca de saúde mental
Importante
Outro ponto que deve ser discutido são os diagnósticos.
Diagnóstico de saúde mental assim como da saúde do corpo também devem ter de seguir critérios bem definidos, devem ser feitos por profissionais da área, devem envolver uma análise cuidadosa.
Isso porque às vezes as pessoas pegam características ou pegam um momento de vida ou apenas um ponto isolado e já se definem, já se rotulam dentro de um diagnóstico, que às vezes não vai ser compatível que outra pessoa está vivendo
Então a busca por um profissional da área, alguém que possa
analisar isso de forma bem cuidadosa e técnica é fundamental. Tanto para
definir esse diagnóstico, quanto para auxiliar no tratamento
Outro ponto importante são essas crenças que criamos sobre nós mesmos e sobre o estado que estamos vivenciando, muitas vezes esses rótulos nos prendem dentro desses quadros fazendo com que a gente crie um ciclo vicioso.
A gente espera determinado comportamento uma vez que a gente se rotulou dessa forma e começamos a agir a partir dessa expectativa, isso vira uma bola de neve, às vezes difícil de romper.
O cuidado com a saúde mental portanto envolve diferentes tipos de cuidados específicos envolvendo hábitos, flexibilidade na hora de perceber e interpretar situações e momentos de vida, envolve aceitar melhor alguns estados emocionais, evitar a fuga de algumas situações e envolve ainda a busca por profissionais que de fato possam nos ajudar.
E o mais importante validar como um estado de sofrimento real, sem diminuir ou reduzir a necessidade de suporte e apoio para esse momento.