7 Dicas de como ajudar um Dependente químico
Se você quer saber como ajudar um Dependente Químico a ter sucesso em sua reabilitação a sociedade, aproveite essas 7 dicas.
1ª Dica de como ajudar um dependente quimico
Como posso ajudar um dependente quimico
Primeiro de tudo, é fundamental que você VIVA SUA VIDA e se cuide para garantir que esteja saudável e assim possa efetivamente ajudar o dependente químico durante o processo.
O maior erro é deixar tudo de lado e parar sua vida devido ao Dependente Químico, pois isso pode acabar com sua vida e no final o dependente ainda poderá estar usando drogas.
2ª Dica
Monte seu time de apoio
Enfrentar sozinho este desafio é bem complicado. Então é muito importante ter apoio tanto dos familiares quanto de médicos especializado em dependencia quimica.
Reuniões dos Narcótico Anonimos també ajudam muito, acredite!
Vamos mudar de cenário:
Quando avaliamos um atleta de alto rendimento que ganhou uma medalha olímpica, percebemos que ele não é o único responsável por alcançar o mérito. Diversas pessoas foram envolvidas para que ele garantisse o primeiro lugar, certo? Seu treinador, nutricionista, médico, ortopedista, psicólogo, fisioterapeuta e outros mais.
Se você não tem um time que saiba como ajudar um dependente químico, você deve buscar um psicólogo especialista ou uma Clínica para dependentes quimicos
Busque ajuda de Profissionais
3ª Dica
Assuma a Liderança
Se você nunca foi um líder, não se preocupe com isso, busque o aprendizado e formas de se desenvolver. A liderança é uma competência que permite guiar outras pessoas a um objetivo.
Existem diversas palestras, cursos que você pode fazer para se aperfeiçoar e ajudar nesse processo de como ajudar um dependente químico.
Procure na internet ou no Youtube conteúdos (palestras, seminários, artigos) sobre liderança e acredite, isso vai fazer toda a diferença na hora de ajudar o dependente químico e garantir também que você não se sinta impotente nos momentos mais difíceis.
Mude sua percepção e entenda que buscando essas técnicas, com especialistas e pessoas que obtiveram sucesso, certamente ao aplica-las você alcançará sucesso!
4ª Dica
Mostre seu Amor
Essa dica parece boba, mas é fundamental para que o dependente químico não se sinta culpado.
Mas o que é demonstrar amor?
Demonstrar amor não é mimar, fazer tudo pelo adicto, mas sim o que ele realmente precisa! Deixe de fazer o desnecessário pois isso atrapalha o processo, mostre que você está do lado dele, que você entende a dor que ele sente, que você está disponível para ouvi-lo, assim você se tornará um porto seguro, criará um forte vínculo.
Fortalecendo o vínculo você garante a obediência, e o depende químico ou alcoolatra passará a fazer o que você disse, pois ele confia em você.
Para que você entenda o quanto isso é importante, imagine se o dependente químico cria esse laço com um outro dependente ou então com o seu traficante, a influência sobre ele será péssima e isso irá dificultar muito o processo de reabilitação.
5ª Dica
Você tem 2 alternativas
Existem duas opções nesse caso, o que não significa que serão caminhos fáceis.
INSPIRE MUDANÇA, esforço e luta ao longo do tempo mostra ao dependente químico que SIM é possível encarar o leão e vencê-lo. Esse é um processo longo e penoso, mas não desista.
A segunda nesse momento é buscar a ajuda de um clinica ou centro terapêutico para ajudar seu familiar a iniciar esse processo de se desintoxicar, e assim conseguir enxergar a forma como ele está vivendo e o quanto isso está destruindo a sua vida.
Normalmente após os primeiros dias o alcoólatra ou dependente químico acaba aceitando o fato de que precisa de ajuda e começa a aceitar o tratamento.
Aprender como ajudar um dependente químico é uma escolha
Não existe certo ou errado quando falamos em decidir ajudar ou não.
Muitas pessoas se sentem culpadas ao desistir de ajudar o dependente químico por ser um filho, marido ou alguém da família, mas as vezes se sentem esgotadas com todo esse processo, mas lembrem se que nosso time está a disposição para ajudar a encaminha-lo para a reabilitação.
Busque sua motivação para conseguir prosseguir!
6ª Dica
Veja o Dependente quimico como ele é.
O dependente químico está lidando com algo que ele não tem controle.
A química gerada no cérebro pelo uso de drogas altera de forma exagerada os hormônios do prazer, o que faz o usuário buscar novamente as substancias químicas para voltar a sentir esse prazer.
O dependente químico busca inicialmente as drogas por estar sentindo alguma dor emocional, e o processo de dependência acaba sendo criado sem que ele queira e a partir desse momento ele perde o controle.
As Drogas são uma ponte para a sensação de prazer e o prazer reforça o comportamento.
7ª Dica
Seja Paciente.
A última dica é TENHA PACIÊNCIA, o processo é lento. Já ouviu o ditado quem planta colhe?
Então… você vai colher os frutos, mas precisa se dedicar ao plantio.
O plantio nada mais é do que as dicas anteriores. Cuide-se e dedique-se a inspirar mudança, busque apoio dos profissionais e clinica de recuperação para dependente químicos.