DICAS DE COMO LIDAR COM UM DEPENDENTE QUÍMICO
Hoje iremos dar algumas dicas de como lidar com um dependente químico.
E muito importante saber como lidar com o usuário de drogas para poder ajuda-lo da melhor maneira.
A dependência química pode ser tratada, então leia com atenção para não se tornar um co-dependente.
Dicas para te ajudar a lidar com um dependente químico
1ª Dica - Você precisa estar bem para ajudar um dependente químico!
Você jamais vai conseguir ajudar um dependente químico se você não ajudar a si mesmo. Você jamais vai conseguir fornecer ajuda a um usuário d droga, levantar ele caso não esteja bem também ou seja estiver caído
Então é muito importante que você não fique muito preso a essa situação, que você consiga se dedicar a sua vida, seus projetos. Viva a sua vida para que você se ajude ficando bem e dessa maneira poderá ajudar o usuário de drogas.
Geralmente passamos por um processo de entrega muito grande e várias vezes a gente esquece de cuidar da nossa própria saúde, esquecendo de cuidar da nossa vida e dos nossos projetos.
Com isso a gente começa a ver nossos sonhos, projetos, nossa saúde indo embora e quando nos damos conta a nossa vida foi vivida por aquela situação. E quando olhamos para trás percebemos que não fizemos nada e o dependente químico ainda está consumindo as drogas, podendo nos levar até mesmo a depressão porque perdeu muito tempo.
Você só vai poder levantar um dependente químico se você também estiver em pé!
2ª Dica - Seja um lider! O dependente químico precisa de um líder!
Quando você está guiando alguém em um determinado processo, quando você está ajudando um dependente químico, você vai ter que conduzir aquela pessoa com sabedoria.
Você vai ter que aprender a conduzir aquela pessoa a um determinado destino.
Primeiramente vamos entender o que é um líder.
Um líder é aquela pessoa que te inspira, que te faça percorrer aquela trajetória até um determinado destino.
Então o líder vai ser aquela pessoa que vai na frente, ele vai conduzir um grupo de pessoas ou pessoa que está seguindo ele a um determinado destino. E a todo momento ele vai se inspirar e inspirar as pessoas que estão com ele a seguir em frente, dar o máximo de si.
Mas muitas vezes o líder não sabe fazer isso então é muito importante que você aprenda como ser um bom líder.
Não se assuste, pois, todo esse processo requer desenvolvimento, e é preciso passar por etapas
Quando você lida com um dependente químico você vai passar por processos, e para que você possa vencer esses processos é importante buscar o desenvolvimento pessoal.
Então busque profissionais que possam te orientar nesta liderança, leia sobre o assunto, fale com quem já passou por essa situação. Você não está sozinho.
Você precisa sentir firmeza no que está fazendo, para assim poder orientar um dependente químico e ajuda-lo
3ª Dica - Forme um time especializado em dependência química
Forme um time especializado para ajudar o dependente químico
O maior erro ao lidar com um usuário de drogas é querer resolver tudo sozinho.
Se você que ir longe você vai sozinho, mas se quiser ir bem mais longe vá acompanhado!
Quando trabalhamos em equipe tudo fica mais leve, e contamos com pessoas que enxergam a situação por outro ângulo, com ideias diferentes.
Todo processo bem-sucedido requer união
Então você precisa de um time especializado! Você já buscou um psicólogo para te ajudar? Já buscou um psiquiatra? Uma clínica especializada em dependência química que possa traçar um plano com você? Já buscou alguém que tenha passado pela mesma situação que a sua e obteve sucesso? Você precisa de suporte.
Então talvez essa seja a diferença entre o sucesso em realmente ajudar o dependente químico a se libertar das drogas e não conseguir!
4ª Dica - Mostre seu amor pelo dependente químico
Se nada muda demonstrando amor, será que demonstrando ódio, fazendo o dependente químico se sentir culpado o tempo todo vai ajudar?
Com certeza não!
Então talvez se você demonstrar amor seja efetivo sim.
A realidade é que essas pessoas muitas vezes não entendem o que é amor.
Por exemplo: como demonstramos amor a um usuário de drogas?
É fazendo todas as coisas que ele pede?
É mima-lo para que além de dependente químico ele seja seu dependente?
Será que essa é a melhor forma de lidar com o problema da dependência química?
Será que isso é demonstrar amor?
Não! Na realidade você mostrar amor não é você fazer tudo, muitas pessoas fazem de tudo pelo dependente químico. E na verdade mostrar amor é fazer o que precisa ser feito.
Quando você faz o que ele precisa é muito diferente de fazer tudo. Fazer o que precisa é fazer o necessário e quando fazemos tudo acabamos fazendo coisas desnecessárias.
É mostrar que está do lado dele e assim tomar a melhor decisão para a saúde dele.
Se o dependente químico sentir que você está fazendo isso para o bem dele, sentir que é por puro amor ele vai acabar te obedecendo.
O que gera obediência é confiança!
Ele precisa confiar em você, sentir que você se importa
Se o dependente químico perder a confiança em você, ele não vai te ouvir e muito menos obedecer
5ª Dica - O que eu faço se o dependente químico não quiser mudar?
É um assunto bem delicado, muitas vezes você está se dedicando muito e a pessoa não está respondendo muito bem, ela ainda continua usando as drogas. E como você já está a muito tempo nisso acaba desanimando. Você vai percebendo que a pessoa não quer mudar.
E nesse momento o que fazer?
Chegando neste momento você só tem duas opções
A primeira é você inspirar mudança. É um processo muito complicado que vai exigir demais de você! Muito esforço mesmo! Repetidas e repetidas vezes até quem sabe um dia o dependente químico entender que as coisas vão encaminha para um futuro muito trágico, e que aquele é o momento que ele precisa mudar mesmo.
Então você pode inspirar a mudança! Buscar ajuda, buscar um tratamento!
A segunda é você desistir! Muitas vezes isso é muito complicado, mas acontece que se a pessoa não quer mudar, não existe nada que você possa fazer por mais que queira ajudar.
Tudo que você fizer vai ser ineficaz. Muitas vezes você está trabalhando, buscando ajuda e dando amor, mas nada acontece
Muitas pessoas vão querer insistir, vão querer inspirar e não tem nada de errado nosso. E também sabemos que muitos vão querer desistir. É uma opção
O dependente químico em determinado momento fez uma escolha e mesmo não tendo mais controle sobre essa doença, você tem uma vida, uma opção.
É um momento bem complicado, mas as duas opções são validas. E só você pode tomar essa decisão
Neste momento é muito importante você buscar os seus porquês.
Valeria a pena ajudar essa pessoa? Qual motivo?
Se você conhece esta pessoa vai saber o que fazer e qual a melhor decisão
Você precisa sentir que tem motivação! Ou seja, motivos para agir, para continuar ajudando o dependente
A motivação é o que faz você permanecer naquilo que você está fazendo
Então responda sinceramente: porque eu devo continuar ajudando esta pessoa ou porque eu devo desistir.
6ª Dica - Mude a forma como você vê o dependente químico
Eu sei que é complicado!
Muitas vezes o dependente químico mente e rouba. Isso te deixa muito chateado com tudo isso que acontece e você fica enfurecido pensando que além de dependente químico é ladrão! Além de dependente químico é mentiroso!
E assim você começa a enxergar o usuário de drogas de uma forma extremamente negativa. Então é muito importante que a gente mude a forme de ver isso!
Mas como fazer isso?
Primeiramente precisamos entender que o dependente químico está passando por uma etapa que ele precisa de muita ajuda.
E que ele está lidando com algo que ele não tem muito controle nesse momento.
Porque quando falamos de drogas, a gente fala de algo que afeta todo o sistema de recompensa do cérebro.
A gente sobre uma química que quando penetra no seu cérebro ela gera uma disfunção muito grande.
Ela gera uma enxurrada de dopamina, que é um hormônio responsável pela sensação de prazer.
O máximo que você pode obter de dopamina no cérebro é naturalmente produzido pelo sexo, e quando você consome drogas a carga de dopamina que é produzida no cérebro é muito maior!
Então se você parar para pensar é algo fora do comum!
Essa pessoa precisa sentir prazer porque ela está sentindo dor emocional. Um dependente químico busca as drogas porque está sofrendo de dor emocional e usa as drogas como uma ponte para o estado de prazer.
Exatamente porque as drogas se encarregam de fazer isso. Ela gera cargas e cargas de dopamina sentindo algo sobrenatural.
E quando ele tem acesso a este estado de prazer e o cérebro se ajusta aquela carga de dopamina artificial que não consegue ser produzida naturalmente, ele começa a ter dependência daquela substancia química para atingir aquele estado de prazer que ele ama atingir!
Que liberta ele daquela dor emocional
Na vida temos dias mega alavancas!
Uma é a dor e a outra o prazer! Se você ter muita dor ao fazer alguma coisa provavelmente não quer repetir. Hoje você coloca o dedo na tomada? Não! Pois sabe que vai levar um choque e isso vai doer
Mas se você por exemplo joga vídeo game por que aquilo é uma ponte para o estado de prazer, num dia de muito stress, se você gostar de jogar vídeo game ele vai gerar dopamina no cérebro te fazendo sentir prazer e aliviar aquele momento estressante
Quando você tem prazer naquilo que você faz, aquele comportamento é reforçado e toda vez você tende a repetir aquele comportamento porque ele gera prazer.
Então um dependente químico utiliza a droga como fonte de prazer e é por isso que é viciado nessa substancia.
É por isso que ele rouba, por que a dor de roubar é muito menos diante do prazer que ele vai sentir quando ele usar aquela droga.
Então é isso que acontece com o dependente químico, ela está sentindo muita dor emocional e em um determinado momento naquela droga ele encontra uma forma de sair e ir para um estado extremo de prazer.
E não importa o que ele tenha que fazer, ele provavelmente vai fazer, pois com certeza a dor do roubo ou da mentira não é nada se comparado ao prazer de usar aquela substancia. Então ele vai fazer porque não tem nada que freie ele.
No fundo o dependente quimico é uma pessoa que precisa de ajuda, pois não tem mais o controle de tomar a melhor decisão
7ª Dica - O dependente químico tem seu tempo! Tudo tem seu tempo!
Você que decidiu lidar com um dependente químico certamente já sabe que vai ter que se esforçar bastante, dedicar muita energia.
Muitas vezes vai perceber que não está atingindo o resultado esperado.
Se você decidiu inspirar uma mudança no dependente químico, se você optou por esse caminho
Se você está tentando e tentando, mas não viu muitos resultados, espere!
Por que talvez lá na frente você possa ver alguns resultados disso.
Lembre-se! Existe o tempo de plantio e o tempo de colher!
Se você decidiu que vale a pena salvar essa vida, que vale o esforço...
PEÇA AJUDA!
Nós do CENTRO CONFIAR estamos aqui para te dar este suporte.
E ajudar a encontrar o melhor caminho!
SE VOCÊ É OU QUER AJUDAR UM DEPENDENTE QUÍMICO
FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTA
A DEPENDENCIA QUÍMICA DEVE SER TRATADA
O QUANTO ANTES, POIS PODE LEVAR A MORTE
LINS IMPORTANTES
NARCÓTICOS ANÔNIMOS
NARCÓTICOS ANÔNIMOS ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.
Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade.
Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.
NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.
O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos.
Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, situação financeira, raça, orientação sexual, crença, religião ou falta de religião.
Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.
Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS® é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.
AA não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedadeCENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS
Relação de Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, criados para ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, hospitais públicos e hospitais conveniados ao SUS.
CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E DROGA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e, ao longo dos 15 anos de atividades, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.
Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, a instituição dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, elaboração de materiais educativos e desenvolvimento de projetos.
Ao longo desses anos, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Atinge com seu trabalho públicos variados - de pesquisadores e profissionais de saúde a estudantes e interessados na relação do álcool com o corpo, a mente e a sociedade.
As atividades são desenvolvidas por meio de patrocínios e parcerias com empresas, entidades acadêmicas e médicas, além de parcerias com universidades, de forma independente e sem interferência. Entre os apoiadores estão Instituto Compartilhar, Sociedade de Pediatria de São Paulo - por meio do Grupo de Trabalho sobre os Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. Como apoiadores financeiros constam AmBev e Heineken.
Um dos destaques é a publicação "Álcool e a Saúde dos Brasileiros", um levantamento inédito e elaborado pela equipe do CISA com análises exclusivas sobre o uso de álcool no Brasil.
Seu acervo digital é formado por publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, estatísticas oficiais (governamentais) e conteúdo de qualidade publicado em jornais e revistas destinados ao público em geralAMOR EXIGENTE
Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai.
Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem aos projetos especiais: Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos; Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas; Amor-Exigentinho – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis; Sempre É Tempo – focado nos adultos da Melhor Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam.
Sobre a FEAE
A FEBRAE- Federação Brasileira de Amor-Exigente – teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1984. Surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente (AE), de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados.
Com o alto nível de credibilidade do Programa, mais e mais grupos de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares, foram-se instalando. Assim, para preservar a integridade da proposta de trabalho com Amor-Exigente, sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE.
Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE – Federação de Amor-Exigente , acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento. A sede da FEAE é em Campinas, SP.E-BOOK GRATUITO SOBRE DEPENDENCIA QUÍMICA
Estamos disponibilizando estes E-Books para download. Com a intençãod de ajuda-los a entender mais sobre a Dependência Química, causas e consequências.
Clique nos Títulos para acesso direto
FASES E SINAIS DE AVISOS DE RECAÍDA
Para mais e-books